Pesquisar no Radar da Zona Norte

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Associação Comunitária de São Gonçalo realiza a I Semana Ecológica



A Associação Comunitária de São Gonçalo e Santa Maria – ACSGSM – com o apoio da Prefeitura Municipal de Meruoca realizou dos dias 09 a 13 de dezembro a Semana Ecológica no sítio São Gonçalo. O objetivo do evento foi construir um ponto de lazer na comunidade utilizando técnicas de permacultura e agrofloresta, além de criar uma rede de integração entre comunidades e pessoas de diversas localidades.

Durante a Semana Ecológica, São Gonçalo recebeu visitantes de Meruoca, Forquilha, Sobral, Granja, Maracanaú, Fortaleza e de Buenos Aires (Argentina).
A primeira atividade foi apresentar a comunidade aos visitantes, na segunda-feira (09), momento que foi ministrado pelo biólogo Fábio Souza. No mesmo dia deu-se continuidade ao processo de apresentação, onde foi realizado uma roda de conversa com os moradores mais antigos, que contaram muitas histórias que encantaram os visitantes.




Foi realizado ainda, durante a semana, uma trilha ecológica para a Pedra do Sino e Pedra Quadrada, onde participaram cerca de 55 pessoas, incluindo alunos do ensino médio da Escola Elza Goersch da cidade de Forquilha.





Biodança e oficinas de Percussão Ambiental, iniciação ao Cavalo-Marinho, Teatro, Artesanato de Palitos, Pinturas de Tecidos e de Medicamentos Caseiros também fizeram parte da programação da Semana Ecológica.







Os participantes colocaram a mão na massa para iniciar a construção do espaço de lazer na comunidade. Pneus, garrafas de vidros, madeira e outros materiais foram utilizados na bioconstrução que servirá como ponto de apoio e de convivência para moradores de visitantes.







A noite da sexta-feira, dia 13 de dezembro, foi o encerramento do evento, onde contou com a apresentação dos cantores Marcos Carvalho e Érica Ferreira e da Banda Iandê. Uma roda de biodança improvisada colocou todo mundo pra levantar poeira. 










Por Marciley Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário