Pesquisar no Radar da Zona Norte

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Casos de meningite em 2017 já superam 2016 no estado do Ceará



No primeiro semestre de 2017, os casos de Meningite Meningocócica no Ceará já ultrapassam o que foi registrado ao longo de todo ano de 2016.

Até o último dia 8 de julho, a Secretaria da Saúde do Estado confirmou 24 casos da doença, 4 a mais que em todo ano passado. Os dados estão no último boletim divulgado pela SESA. Apesar aumento, este médico infectologista, acredita que a situação esteja sob controle.
"Apesar dos casos, a situação não pode ser considerada uma epidemia. Os casos estão sob controle como no ano passado", diz Robério Leite, infectologista infantil.
O índice de letalidade, ou seja, o percentual de pessoas que morrem de meningite caiu de 35% em 2016 para 29% em 2017. Mesmo assim o percentual ainda é elevado. Por isso, é importante ficar atento aos primeiros sinais de alerta porque quanto mais cedo a doença for tratada, maiores são as chances do paciente.
Os sintomas iniciais são:
-Febre alta
- Dor de cabeça
- Vômitos
- Manchas vermelhas no corpo
- E rigidez no pescoço
Pedro sobreviveu a meningite. Ele teve a doença com cinco anos de idade e lembra até hoje do período em que precisou ficar hospitalizado. Pra ele e pra família, a cura sem sequelas foi um verdadeiro milagre. "Eu e minha família temos certeza que foi um milagre devido a gravidade da doença", diz Pedro Freitas, editor de vídeo. 
Radar da Zona Norte - Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário