Pesquisar no Radar da Zona Norte

terça-feira, 11 de abril de 2017

Quadrilha fraudou R$ 7,5 milhões por meio do internet banking


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (11) a Operação Valentina, com o objetivo de desarticular grupo criminoso especializado em fraudes bancárias por meio da internet. O trabalho é realizado em diversos estados.

De acordo com a Justiça Federal do Ceará, um dos investigados é de São Paulo, o restante deles do Ceará. A fraude resulta em altos valores, já tendo sido confirmado o valor de R$ 7,5 milhões, com vítimas em todo o Brasil. Causando grande impacto em bancos privados principalmente, mas a ação é de competência da Justiça Federal por envolver também crimes contra a Caixa Econômica Federal. 
A fraude era realizada de forma sofisticada, obtendo senhas em computadores e celulares, o grupo criminoso cadastrava novos números de celulares ao serviço, recebia nova senha para acessar a conta da vítima e efetuava a transferência de valores, utilizando o internet banking. Em um só dia, chegavam a fraudar 45 contas bancárias. Estes eram chamados os dias de trabalho do grupo. Após a fraude o grupo passava a usufruir dos recursos com viagens, carros e festas. Em geral os investigados são jovens, mas nesse momento da Operação os nomes ainda são mantidos em sigilo. Os investigados teriam praticado crimes de furto qualificado, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. 
São cumpridos sete mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária, oito de condução coercitiva e 25 mandados de busca e apreensão contra os investigados, na capital cearense e no estado de São Paulo. As medidas foram expedidas pela 32ª Vara Federal, seção Judiciária de Fortaleza.
Radar da Zona Norte - Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário